sábado, 19 de junho de 2010

SEMEANDO NOTÍCIAS - Ano I, nº 04 - JUNHO/ 2010

                                         
Amados irmãos, em Cristo Jesus!

Com a graça de Deus chegamos ao nosso SEMEANDO NOTÍCIAS nº 04,neste mês dedicado a Santo Antônio, São João e São Pedro. Nesta edição trazemos uma matéria especial sobre o efeito bulling, um mal que vem aterrorizando muitos jovens nas escolas Além, é claro das notícias da nossa igreja católica.
Fiquem todos  com Deus e com o amor de Maria e até a nossa próxima edição.
Salatiel Soares                                                                      Coordenador da PASCOM CARPINA       



Ser Santos para ajudar a edificar a Igreja, pede o Papa Bento XVI a bispos brasileiros

| Postado em: Santa Sé

o Papa Bento XVI recordou aos prelados que só com a santidade pessoal serão capazes de ajudar os fiéis a edificarem a Igreja, através da vivência cotidiana da fé e o amor, através de sua missão de servir e governar a porção do povo de Deus que lhes é confiada.
“Chamados a ser Santos, com quantos em qualquer lugar invocam o nome de Jesus Cristo, nosso senhor, da nossa parte e deles, graça a vós e paz de parte de Deus, Nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo”, com estas palavras do apóstolo Paulo, na primeira carta aos Coríntios, o Santo Padre acolheu com grande afeto os bispos brasileiros.
Depois de recordar que os bispos “como mestres e doutores da fé, têm a missão de ensinar com audácia a verdade, que deve ser acreditada e vivida, apresentando-a de forma autêntica”, Bento XVI evocou seu discurso inaugural da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, em Aparecida; e ressaltou que a Igreja tem como tarefa conservar e alimentar a fé do povo de Deus e de recordar também aos fiéis que, pelo batismo, estão chamados a serem discípulos e missionários de Jesus Cristo.
Seguidamente o Papa os alentou a ajudarem “os fiéis confiados a seus cuidados pastorais a descobrirem a alegria da fé, a alegria de serem amados pessoalmente por Deus, que entregou o seu Filho para nossa salvação. Como bem sabem, acreditar consiste sobre tudo em abandonar-se a este Deus que nos conhece e ama pessoalmente, aceitando a Verdade que Ele revelou em Jesus Cristo, com a atitude que nos leva a ter confiança nele como revelador do Pai. Queridos irmãos, tenham grande confiança na graça e saibam infundir esta confiança em seu povo, para que a fé seja sempre guardada, defendida e transmitida em sua pureza e integridade”.

PSICOLOGIA PARA TODOS - o efeito bullyng








Confira:





MENSAGEM-   Persistência é tudo


Muita gente acha que é difícil começar uma caminhada.
Pessoalmente penso diferente.
Para mim, mas difícil que iniciar é continuar...
De começos o mundo está cheio: os que começam um casamento, os que começam a abandonar um vício,
os que iniciam o aprendizado de uma língua e por aí vai.
Ir em frente é mais complicado.
Exige persistência e muita força de vontade.
Requer que nós olhemos para trás com sentimento de satisfação pela experiência adquirida e não com remorso ou sensação de arrependimento.
Que nós tenhamos sonhos, mas que não vivamos de sonhos.
Que choremos, mas não deixemos as lágrimas turvarem nossa visão.
Que escutemos os outros, mas que não desistamos de fazer o que julguemos certo, por causa deles.
Tudo isso de tão simples parece coisa de criança. E é mesmo!
Antes de aprendermos a andar precisamos: cair muitas vezes, nos machucar, chorar, ser motivo de riso,
e nem por isso tudo desistimos ou deixamos de levantar.
Nisso temos muito que aprender com as crianças.
Elas "sabem" que antes de dar os primeiros passos, é preciso ficar de pé, e antes disso é preciso engatinhar.
Que precisamos das pessoas para servir de apoio, mas, que elas não são bengalas e nós não somos aleijados.
Se todas as pessoas soubessem disso teríamos bem menos fracassados no mundo.
Gente que poderia atingir grandes coisas, mas que desiste no meio do caminho.
Diante disso só temos a agradecer a predisposição para certos aprendizados na infância.
Se fosse o contrário, para que viver?
Mas vale a pena!!!
Vale a pena Evangelizar!!! -  www.padremarcelorossi.com.br

sexta-feira, 4 de junho de 2010

SEMEANDO NOTÍCIAS - Ano I, nº 03 - JUNHO/ 2010

EDITORIAL:

Amados irmãos, em Cristo Jesus!
Com a graça de Deus chegamos ao nosso SEMEANDO NOTÍCIAS nº 03,neste mês dedicado a Santo Antônio, São João e São Pedro. Início também de mais uma Copa do Mundo; as ruas tomam um colorido especial, revestindo-se de verde e amarelo. O mês também dedicado aos namorados. Que o nosso bom Deus abençoe o povo brasileiro, e a todos os eternos namorados. Esperamos que esta terceira edição do nosso SEMEANDO NOTÍCIAS seja fonte de inspiração e fortalecimento de tua fé.
Fica com Deus e com o amor de Maria e até a nossa próxima edição.
Salatiel Soares Diniz                                                                                                                   Coordenador da PASCOM CARPINA            


PALAVRA DE BENTO XVI:

Amados irmãos e irmãs!

O Ano sacerdotal está para terminar; por isso comecei nas últimas catequeses a falar sobre as tarefas essenciais do sacerdote, ou seja: ensinar, santificar e governar. Já falei disto em duas catequeses, numa sobre o ministério da santificação, sobretudo os Sacramentos, e noutra sobre o do ensino. Portanto, hoje vou falar sobre a missão do sacerdote de governar, de guiar, com a autoridade de Cristo, não com a própria, a porção do Povo que Deus lhe confiou.
(...) A Igreja está chamada e compromete-se a exercer este tipo de autoridade que é serviço, e exerce-a não em seu nome, mas no de Jesus Cristo, que do Pai recebeu todo o poder no Céu e na terra (cf. Mt 28, 18). De facto, através dos Pastores da Igreja Cristo apascenta a sua grei: é Ele quem a guia, protege e corrige, porque a ama profundamente. Mas o Senhor Jesus, Pastor supremo das nossas almas, quis que o Colégio Apostólico, hoje os Bispos, em comunhão com o Sucessor de Pedro, e os sacerdotes, seus mais preciosos colaboradores, participassem nesta sua missão de se ocupar do Povo de Deus, de ser educadores na fé, orientando, animando e apoiando a comunidade cristã ou, como diz o Concílio, cuidassem "para que cada fiel seja levado, no Espírito Santo, a cultivar a própria vocação segundo o Evangelho, a uma caridade sincera e activa e à liberdade com que Cristo nos libertou" (Presbyterorum ordinis, 6). Portanto, cada Pastor é o meio através do qual o próprio Cristo ama os homens: é mediante o nosso ministério – queridos sacerdotes – é através de nós que o Senhor alcança as almas, as instrui, guarda e guia. Santo Agostinho, no seu Comentário ao Evangelho de São João, diz: "Seja portanto empenho de amor apascentar o rebanho do Senhor" (123, 5); esta é a norma suprema dos ministros de Deus, um amor incondicionado, como o do Bom Pastor, cheio de alegria, aberto a todos, atento ao próximo e solícito em relação aos distantes (cf. S. Agostinho, Discurso 340, 1; Discurso 46, 15), delicado para com os mais débeis, os pequeninos, os simples, os pecadores, para manifestar a misericórdia infinita de Deus com as palavras alentadoras da esperança (cf. Id., Carta 95, 1).










PSICOLOGIA PARA TODOS:







O filme aborda de forma bem humorada o dia a dia do ser humano, ou seja, nosso cotidiano. Seus Personagens Sniff e Scurry, dois ratinhos, e Hem e How, dois duentes, vivem tranquilamente em seu posto de queijo. Com o desenrolar da trama observa-se que é preciso buscar novas oportunidades, traçar metas, ter sonhos para alcançar os objetivos; caso contrário viveremos num mundo sem conquistas, sem objetividade.

Contrariamente dos duentes, os ratinhos estudavam a situação diária e sabiam exatamente o que queriam. Até que, em um dado momento, as coisas parecem tomar uma nova forma. Hem e How são como que obrigados a tomar uma postura diante de uma dada situação. Mudar de atitude. How acreditava que ter queijo o deixava feliz, mas não preocupava-se com o acompanhamento do seu estoque de queijo. Não queria acreditar que aquilo um dia poderia acabar.

Pois bem, trazendo o contexto do filme para o mundo das organizações pergunta-se:

a) Por que é preciso mudar para o queijo novo? – Ora, ficar estagnado em um único ponto, parado no tempo e no espaço, não conduz ninguém ao crescimento pessoal e profissional. Por isso é importante o ser humano fazer uma auto-avaliação rotineiramente, fazer o seu próprio acompanhamento pessoal e profissional para saber onde precisa melhorar.

b) Nas organizações é mais fácil permanecer na mesma função, que mudar de área? Por quê? – Todos nós sabemos que mudar não é fácil, pois exige obstinação; muitas vezes, renuncia de algumas coisas. Como observado no filme: quando mudamos aquilo que acreditamos mudamos aquilo que fazemos. Ou seja, é preciso mudar de atitude. Algumas pessoas, simplesmente, preferem permanecer na mesma área porque tem medo de encarar o novo, o desconhecido, por isso é mais fácil ficar naquilo que para elas é o seu “porto seguro”. Enquanto que outras pessoas conseguem (preferem) perceber novas oportunidades de crescimento e investem em si mesmas, visando estes novos nichos.

c) Como manter a empregabilidade? – Acreditamos que tendo o cuidado para não cair no erro de achar que já está pronto, mas acreditar que somos um pólo humano de oportunidades e buscar sempre novas capacitações, treinamentos, - enfim - aprimoramento pessoal e profissional.

EM DEFESA DA FÉ CATÓLICA:
 Papa exorta a reviver “imensa missão” da evangelização

Audiência dos participantes na Assembleia do Conselho Superior das POM

CIDADE DO VATICANO, quinta-feira, 27 de maio de 2010 (ZENIT.org).- Recebendo na sexta-feira, em audiência, os participantes na Assembleia Ordinária do Conselho Superior das Pontifícias Obras Missionárias (POM), que foi realizada em Roma de 17 a 21 de maio, Bento XVI recordou a necessidade de promover sempre a evangelização, que definiu como uma “imensa missão”.
No discurso, que foi pronunciado na Sala Clementina do Palácio Apostólico Vaticano, o Papa destacou a necessidade de evangelizar especialmente neste tempo, no qual a humanidade sofre com certa falta de pensamento reflexivo, e se difunde um humanismo que exclui Deus.
Por este motivo, explicou, “é ainda mais urgente e necessário iluminar os novos problemas que surgem com a luz do Evangelho que não muda”.
A pregação do Evangelho, declarou, “é um inestimável serviço que a Igreja pode oferecer a humanidade inteira que caminha na história”, e o “julgamento crítico sobre as transformações planetárias que estão mudando substancialmente a cultura da humanidade”.
O PODER DO ESPÍRITO

Na vigília da solenidade de Pentecostes, que foi celebrada no domingo, 23 de maio, o Pontífice afirmou que “é o Espírito Santo que une e preserva a Igreja, dando-lhe força e de se expandir, preenchendo os discípulos de Cristo com uma riqueza imensa de carismas”.   A propósito disso, confessou que a celebração do Ano Sacerdotal “ajudou a dar maior consciência do que a obra missionária requer de uma união cada vez mais profunda com Aquele que é o Enviado de Deus Pai para a salvação de todos; requer compartilhar esse “novo estilo de vida” que foi inaugurado pelo Senhor Jesus e que foi feito próprio pelos Apóstolos”. Concluiu, portanto, sua intervenção agradecendo a todos os membros das Obras Missionárias Pontifícias, comprometidos de diversas formas a “ter alta consciência missionária das Igrejas particulares, empurrando-as com uma participação mais ativa na missio ad gentes, com a formação e o envio de missionários e missionárias e a ajuda das Igrejas jovens”.


FICAR OU NAMORAR?
Escrito por: Elson Rodrigues & Reryssy Luana

A principal dúvida dos jovens de hoje: Ficar ou Namorar?

Para muitos jovens, ficar significa sem compromisso, uma forma de se divertir com outras pessoas. Já namorar, como o nome diz, tem que ter amor. Se formos comparar ficar com namorar, quando ficamos não preenchemos o vazio de nosso peito, pois não há amor quando se fica com outra pessoa. Quando namoramos, amamos, criamos um sentimento com a outra pessoa.

Mas ambos apresentam aspectos positivos e negativos. Ficar pode transformar vidas de meninos e meninas, mas principalmente de meninas, que se tornam garotas de programas, vendendo seus corpos por míseros trocados e até doces! , elas desprezam os próprios corpos. Bem, ficar não apresenta nenhum aspecto positivo, não até agora. Namorar, por outro lado, apresenta os dois aspectos, podendo nos levar a caminhos diferentes. Um namoro que se transforma em um relacionamento duradouro pode levar à construção de uma família. Mas se esse relacionamento termina, ou o casal segue seu rumo, cada um pro seu lado sem problemas, ou um dos lados sai machucado, o indivíduo pode desenvolver uma depressão e tentar se suicidar ou tentar matar a outra pessoa, afirmando que: ”se você não for minha/meu, não será de mais ninguém!”

Por isso, jovens de hoje, pensem muito bem se vocês querem ficar ou namorar, e com quem querem, pois a escolha errada pode transformar suas vidas, e não será pra melhor.

FORMAÇÃO:
O casamento se inicia no namoro equilibrado

O que Deus quer do casamento, da família? Quando o Deus Pai quis que a humanidade existisse, Ele estruturou tudo na família, com o casal. O Senhor fez o homem, mas viu que seu coração estava vazio e disse a Adão: “Eu vou te dar uma companheira adequada” (Gên 2, 18c). Quando Ele fez a mulher da mesma natureza do homem, é uma linguagem poética para dizer que a mulher foi feita na mesma dignidade do homem, mas diferente para que os dois se completassem. Quando Deus levou Eva para Adão, este ficou emocionado e disse: “Ela vai se chamar mulher” (id. 2, 23c).

O Altíssimo disse a coisa mais importante sobre isso: “Por isso o homem deixa seu pai e sua mãe e se une a sua mulher e serão uma só carne” (id. 2, 24). Isso é o desígnio de Deus, que o homem se case com uma mulher e forme uma só carne, uma só pessoa humana.
Pela unidade do amor de Deus, no altar, vocês serão uma só pessoa; isso é mais ou menos aquilo que acontece na Santíssima Trindade, Três Pessoas, mas uma unidade. Se o casamento não for uma unidade, ele não estará de acordo com a vontade de Deus, e o casal não poderá ser feliz. Se o casal não for uma unidade, não estará vivendo conforme a vontade divina; e isso começa no namoro. É no namoro que a família começa, todos nós nos casamos porque namoramos.
O namoro é o alicerce, o fundamento, se você fizer desse período apenas uma curtição, você estará fazendo da sua família futura uma brincadeira e você sofrerá mais tarde. Leve o namoro a sério, não brinque com a pessoa do outro.
Namoro não é tempo de conhecer o corpo do outro, mas alma do outro. Não empurre seu namoro com a “barriga”, se você vê que só existe briga, tenha coragem de terminar, o amor é algo que se constrói, não cai do céu pronto. A aliança de namoro você pode tirar do dedo, a aliança do casamento, não.
Não deixe a vida sexual sufocar seu namoro, a vida sexual é para os casais casados. São Paulo diz que o corpo da mulher pertence ao marido e o corpo do marido pertence à mulher, porque eles são uma só carne, por isso têm o dever de viver a vida sexual.
Viva seu namoro na castidade, na seriedade e vocês estarão se preparando para ser um casal fiel. O namoro é o começo de tudo, é o ponto de partida.
Quando chegamos ao casamento o que Deus quer? O casamento é uma decisão que exige maturidade, atrás desse "sim" vêm os filhos, que não pediram para vir ao mundo, mas vieram por amor. O filho tem o direito de viver com seus pais, porque ele precisa disso para sua formação moral, intelectual, psicológica, por isso, o casal precisa ser uma só carne e não levar o casamento na brincadeira com mentiras. Se você começar a mentir dará espaço para o demônio entrar no seu matrimônio; não pode haver falsidade entre o casal. Não pode haver divisão entre o casal, não pode existir a primeira pessoa do singular: “eu”, mas sim, a primeira pessoa do plural: “nós”.

Deus quer o casal como café com leite: quando alguém olha vê um só. É possível fazer isso? Sim, com a graça de Deus. Casal que reza junto permanece junto.


Felipe Aquino
felipeaquino@cancaonova.com
Prof. Felipe Aquino, casado, 5 filhos, doutor em Física pela UNESP. É membro do Conselho Diretor da Fundação João Paulo II. Participa de Aprofundamentos no país e no exterior, já escreveu 60 livros e apresenta dois programas semanais na TV Canção Nova: "Escola da Fé" e "Trocando Idéias". Saiba mais em Blog do Professor Felipe
Site do autor: www.cleofas.com.br



NOTÍCIAS DA PARÓQUIA E DA IGREJA:

Carpina comemora a sua co-padroeira no último dia 24 de maio. Veja as fotos em nosso twitter (@pascomcarpina). No dia 31 de maio houve o grande encerramento do mês Mariano com a coroação da Rainha do céu e da terra. #Coroação http://twitpic.com/1tiq4p Acompanhe as fotos dos nossos eventos!



Pe. Brenno Guastalla, pároco da Paróquia São José














Presença edificante do Grupo de Oração Terços dos Homens no Louvor na Praça Joaquim Nabuco, Carpina / PE.






 

Novo bispo de Floriano, dom Valdemir Ferreira, recebe Ordenação Episcopal

Milhares de fiéis preencheram as arquibancadas do Ginásio de Esportes Raul Ferraz, em Vitória da Conquista (BA), para assistir à Ordenação Episcopal de dom Valdemir Ferreira dos Santos, nomeado pelo papa Bento XVI, no dia 17 de março, para assumir a diocese de Floriano (PI).

A Celebração Eucarística de Ordenação Episcopal foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Vitória da Conquista, dom Luís Gonzaga Pepeu, e também pelo arcebispo de Mariana (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Geraldo Lyrio Rocha, do arcebispo emérito de Teresina (PI), dom Celso José da Silva, e do bispo emérito de Floriano, dom Augusto Alves da Rocha.

A posse como bispo está marcada para acontecer no dia 3 de julho na diocese de Floriano. Como lema episcopal dom Valdemir escolheu “Apascenta as minhas ovelhas” (Jo 21,17), “Pasce oves meas”. A primeira missa presidida como bispo foi celebrada às 18h do mesmo dia na paróquia Nossa Senhora das Candeias, aonde desde 2006, vinha exercendo a função de pároco, além de ser vigário-regional do Vicariato São Lucas, membro do Conselho Fiscal da Cáritas Arquidiocesana, segundo-tesoureiro da Pastoral da Pessoa Idosa, membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores e Ecônomo Arquidiocesano. A ordenação foi transmitida ao vivo por cinco rádios do Piauí.

Católicos saem às ruas para proclamar fé em Jesus Eucarístico






Na festa de Corpus Christi, celebrada nesta quinta-feira, 3, os católicos proclamam sua fé na presença real de Jesus na Eucaristia. Durante todo o dia os fiéis participam de Missas e procissões nas quais o sacerdote caminha à frente com a Hóstia Consagrada no ostensório. Em muitos lugares, as ruas sao enfeitadas com "tapetes" de flores, areia colorida, serragem e outros materiais.

Neste dia comemora-se a instituição da Eucaristia, que aconteceu na Quinta-feira Santa, quando Jesus na Última Ceia se oferece como alimento aos discípulos. Como, porém, o clima de recolhimento da Quinta-feira Santa não permite uma celebração mais festiva, a Igreja instituiu a festa de Corpus Christi, comemorada sempre na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade.


Fonte:http://noticias.cancaonova.com/noticia.



CNBB analisa Plano Nacional de Direitos Humanos

Rádio Vaticano, 3 de junho de 2010

Economia e Direitos Humanos é o tema do 4º Seminário Nacional sobre Cultura da Paz, promovido pela Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP), organismo vinculado à CNBB. O evento se realizará entre os dias 23 e 25 de junho, na Casa de Retiros Assunção, em Brasília (DF).

No encontro, os participantes aprofundarão a participação da Igreja na promoção e defesa dos Direitos Humanos para a superação das violências e construção de uma cultura de paz no Brasil.

O Secretário-executivo da CBJP, Daniel Seidel, destaca que o horizonte do Seminário é o Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3), com a "criação de mecanismos para a cobrança de políticas públicas que tornem concretos os Direitos Humanos estabelecidos no Plano".

Segundo Seidel, o evento é também uma forma de dar continuidade à Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010, "Fraternidade e Economia", com o objetivo de levar adiante suas motivações, bem como pautar as eleições deste ano sobre a temática dos direitos humanos.


REFLEXÃO

Mas as multidões, que tal souberam, seguiram-no. Jesus acolheu-as e pôs-se a falar-lhes do Reino de Deus, curando os que necessitavam. Ora, o dia começava a declinar. Os Doze aproximaram-se e disseram-lhe: «Despede a multidão, para que, indo pelas aldeias e campos em redor, encontre alimento e onde pernoitar, pois aqui estamos num lugar deserto.» Disse-lhes Ele: «Dai-lhes vós mesmos de comer.» Retorquiram: «Só temos cinco pães e dois peixes; a não ser que vamos nós mesmos comprar comida para todo este povo!» Eram cerca de cinco mil homens. Jesus disse aos discípulos: «Mandai-os sentar por grupos de cinquenta.» Assim procederam e mandaram-nos sentar a todos. Tomando, então, os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos ao céu, abençoou-os, partiu-os e deu-os aos discípulos, para que os distribuíssem à multidão. Todos comeram e ficaram saciados; e, do que lhes tinha sobrado, ainda recolheram doze cestos cheios.

SEMEANDO NOTÍCIAS

Quem quiser tirar uma cópia da certidão de nascimento, ou de casamento, não precisa mais ir até um cartório, pegar senha e esperar um tempão na fila.

O cartório eletrônico, já está no ar! http://www.cartorio24horas.com.br/  

Nele você resolve essas (e outras) burocracias, 24 horas por dia, on-line. Cópias de certidões de óbitos, imóveis, e protestos também podem ser solicitados pela internet.
Para pagar é preciso imprimir um boleto bancário. Depois, o documento chega por Sedex.
Passe para todo mundo, que este é um serviço da maior importância.


O Centro Salesiano de Documentação e Pesquisa (CSDP) de Barbacena-MG agora tem um

website. Com uma interface simples e dinâmica, é possível conhecer o CSDP, os objetivos e atividades, e ainda consultar o acervo de livros, periódicos, arquivo documental, arquivo fotográfico, partituras, cartas mortuárias, fitas VHS, e DVDs. Para saber mais, basta acessar:
http://www.csdp.salesianos.br/.


Nossa Programação na Rádio Alternativa FM 104,9:

Bom dia com Jesus – Segunda a sábado – das 06:00 às 07:00
Forte na Fé – Segunda a sexta – das 20:00 às 21:00
Viva a vida – todo sábado ao meio dia
Santa Missa em seu lar – todo domingo a partir das 19:00
Deus existe – todo domingo após a Santa Missa em seu lar








Os AMIGOS FIÉIS DA PASCOM foi criado pela PASTORAL DA COMUNICAÇÃO com o objetivo de enfrentar o desafio de manter uma programação católica sem prender-se a propagandas comerciais. Através da providência de Deus manifestada por intermédio dos sócios que se dispõem a ajudar e manter mensalmente os programas da Pastoral da Comunicação da Paróquia São José do Carpina. Nossa meta é evangelizarmos através dos meios de comunicação com recursos mantidos por suas doações. Os sócios formam OS AMIGOS DA PASCOM. Desta forma, A PASTORAL DA COMUNICAÇÃO (PASCOM) passa a tomar fôlego para atingir a sua meta maior: 24 horas de evangelização através da mídia. Ajude-nos. Sua colaboração é providencial para continuarmos evangelizando!


Nossos endereços eletrônicos:
http://www.semeandonoticias.blogspot.com/ 
http://www.pascomcarpina.ning.com/
pascom.carpina@hotmail.com
http://twitter.com/pascomcarpina