quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Igreja festeja os 197 anos do nascimento de Dom Bosco

Hoje a Igreja Católica e a comunidade Salesiana estão em festa pela comemoração dos 197 anos do nascimento de Dom Bosco, Pai e Mestre da juventude, como assim o aclamou o Papa João Paulo II. 

Muito sonhador, João Bosco desde criança já demonstrava sua vocação sacerdotal e sua preocupação com os jovens. Seus sonhos sempre serviram de guia para a sua missão como educador. Ainda na infância, em um de seus muitos sonhos, ele via meninos brigando e, inconformado com aquela situação, tentava separá-los com tapas e gritos quando Jesus se aproxima dele e lhe diz para educar Não com pancadas, mas com carinho. 

Abraçando essa missão de orientador e protetor dos jovens, Dom Bosco funda a Congregação Salesiana, uma organização cristã que se dedica às atividades educativas realizadas pelos oratórios, envolvendo meninos e meninas carentes, que tem por método o sistema preventivo de educação que consiste em adiantar o bem antes que o mal apareça para esses jovens. 

Hoje seus métodos educativos são ensinados em mais de 130 países espalhados pelo mundo, e milhões de crianças e jovens são assistidos pelas casas salesianas.

"O que somos é presente de Deus, o que nos tornamos é o nosso presente a Ele." (Dom Bosco)


PASCOM CARPINA - Evangelizando no Mundo Digital! Visite - nosso blog: http://pascomcarpina.blogspot.com

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Critérios propostos por Bento XVI podem servir de guia para o voto cidadão

Estamos em período de campanha eleitoral e diariamente somos bombardeados por propostas políticas de candidatos que tentam conquistar nosso voto defendendo a bandeira do bem-estar social, da dignidade humana, do acesso à qualidade de vida e da luta pela justiça e pelo povo. Esse momento eleitoral é carregado de desafios e contradições e, devido aos exemplos de escândalos políticos e corrupções aos quais testemunhamos constantemente, é difícil perceber quem está falando a verdade e depositar a confiança em algum candidato. 

A Igreja Católica não se omite a essa realidade que tanto influi na vida da humanidade e nas necessidades básicas que é direito de todos. 

Por isso, a Igreja vem alertar, nós cidadãos, de que é tempo da verdadeira política, da possibilidade real de olhar para as necessidades de cada um e procurar satisfazê-las realizando o bem comum. A corrupção, que muitas vezes nos parece um mal sem solução, só será vencida com uma educação ao bem comum a uma consciência nova do eu, que permite que a humanidade de cada pessoa se realize, tornando-a protagonista da sua própria história e da construção do bem comum. 

Falando às autoridades, no Encontro Mundial das Famílias em Milão (02/06/2012), o Papa Bento XVI, citando Santo Ambrósio, nos propõe alguns critérios de discernimento que podem ser úteis nesse momento: 

1) Nenhum poder do homem pode considerar-se divino, e portanto nenhum homem é senhor de outro homem, esta é uma verdade central sobre a pessoa humana, que constitui um pensamento sólido da convivência social. 

2) A primeira qualidade de quem governa é a justiça, porque diz respeito ao bem da comunidade inteira. Mas ela precisa ser acompanhada pelo amor pela liberdade, que é um elemento discriminante entre governantes bons e maus, porque, como se lê numa carta sua, “os bons amam a liberdade, os perversos amam a servidão(Epistula 40,2). A liberdade não é um privilégio para alguns, mas um direito para todos. 

3) O Estado e suas leis servem e defendem a pessoa e o seu “bem-estar”, nos seus múltiplos aspectos. 

4) O primeiro direito natural é o direito à vida, cuja supressão deliberada nunca pode ser permitida. Assim, a legislação e as obras das instituições estatais deem estar a serviço da família. 

5) Neste existir do Estado para os cidadãos, a Igreja pode dar uma preciosa e construtiva colaboração, sem dúvida não para uma confusão das finalidades e das funções diversas e distintas do poder civil e da própria Igreja, mas oferecendo à sociedade sua experiência, doutrina, tradição e obras, com as quais se coloca a serviço do povo

6) As comunidades cristãs promovem estas obras não tanto porque o Estado não consegue garantir os serviços básicos à população, mas acima de tudo com superabundância gratuita da caridade de Cristo e da experiência totalizante da sua fé. “A ‘cidade do homem’ não é promovida apenas por relações feitas de direitos e deveres, mas antes e sobretudo por relações de gratuidade, misericórdia e comunhão (Caritas in veritate, 6). 

7) Finalmente, a quantos desejam colaborar para o governo e a administração pública, Santo Ambrósio pede que se façam amar: “Aquilo que o amor faz, o medo jamais poderá realiza-lo. Nada é mais útil do que fazer-se amar”. 

Fonte: Movimento Católico Comunhão e Libertação

PASCOM CARPINA - Evangelizando no Mundo Digital! Visite - nosso blog: http://pascomcarpina.blogspot.com

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Facebook e jogo virtual como ferramentas de evangelização

 "Viagem de Jesus: O Chamado", jogo virtual com mais de 900 mil usuários, é uma forma diferente e interativa de conhecer a pessoa de Jesus 

Brent Dusing, criador dos jogos bíblicos para o Lightside Games, "Viagem de Moisés" e "Viagem de Jesus: O Chamado", afirmou que Facebook é uma estupenda ferramenta para responder ao desejo que muitas pessoas no mundo têm de conhecer a Cristo.

"Estou convencido de que muita gente, em todo mundo, tem vontade de conhecer a Jesus; inclusive, aqueles que não professam uma crença cristã, mas escutaram sobre Ele", afirmou Dusing ao jornal católico Desde la Fe ao dialogar sobre o jogo "Viagem de Jesus: O chamado" (Journey of Jesus: The Calling), que já tem mais de 900.000 usuários no Facebook.

Segundo o criador, se o objetivo é conhecer a pessoa de Jesus, não existe regra nem forma fixa para realizar essa aproximação. "Há pinturas, filmes e livros inteiros sobre Jesus; isto me levou a me perguntar, por que não um jogo? E Facebook me pareceu uma ótima ferramenta, pois há 300 milhões de pessoas jogando ali", afirmou.

Um fato interessante no jogo é que a cidade com maior registro de usuários "que jogaram Joruney of Jesus é Cairo, no Egito". "Recebemos comentários de usuários e jogadores que nos explicavam que não tinham conhecimento Dele ou que, ao jogar, reconheceram que podiam aprender muito mais da Bíblia, de Deus e de situações que não poderiam compreender bem antes", assinalou.

Conforme informou Desde la Fe, o primeiro jogo que saiu foi "Viagem do Moisés". Já funciona há dois anos e "foi bem recebido pela comunidade internauta, com mais ou menos dois milhões de jogadores em linha. Este jogo narra os principais fatos da vida de Moisés".

Fonte: MEXICO D.F., 10 Ago. 12 (ACI/EWTN Noticias)

Para quem quiser conferir de perto como funciona o jogo cristão no Facebook é só clicar no link e se divertir: http://www.facebook.com/appcenter/journeyofjesus?fb_source=search
Bom jogo!

PASCOM CARPINA - Evangelizando no Mundo Digital! Visite - nosso blog: http://pascomcarpina.blogspot.com