SÃO GABRIEL


A PASCOM CARPINA acreditando e aceitando o chamado de Jesus Cristo à evangelização - Ide e anunciai a Boa Nova a toda criatura (Mc 16,15) - elege em 15/04/2010, com a aprovação do então Pároco Pe Brenno Guastalla, o arcanjo SÃO GABRIEL como o  Padroeiro da Pastoral da Comunicação em Carpina e determina que o dia 29 de setembro (dia dedicado ao Arcanjo Gabriel) que seja o dia da Pastoral da Comunicação (PASCOM) em nossa Paróquia São José do Carpina - Diocese de Nazaré.

Quem é São Gabriel?

Gabriel, derivado do hebreu:  גַּבְרִיאֵל,  (Gavriell), as 3 primeiras consoantes GVR sozinhas tem o som Gavar, que significa força e EL, Deus (lembrando que no hebraico não se escreve as vogais sendo que a primeira consoante de "El" não tem som), unidas com a consoante yod (i), fica G-v-r-i-sem som-l, adquire então o som de Gavriel (Força de Deus), que latinizado tornou-se Gabriel. É considerado por algumas religiões como um arcanjo ("principal dos anjos"). O Anjo Gabriel é comemorado em 29 de Setembro pelo catolicismo, como o Arcanjo da Esperança, da Anunciação, da Revelação, sendo comumente associado a uma trombeta - é a Voz de Deus, o transmissor das Boas Novas. É citado várias vezes na Bíblia.
Foi ele que anunciou ao profeta Daniel a sucessão de potências mundiais, bem como a vinda do Messias (em hebraico Mashiah, em grego, Cristo, "Ungido"). Disse o profeta: "Apareceu Gabriel da parte de Deus e me falou: dentro de setenta semanas [de anos] (70 anos x 7, ou seja, 490 anos) aparecerá o Santo dos Santos." (Daniel 9:24-26)
Ao anjo Gabriel foi confiada a missão mais alta que jamais havia sido confiada a alguém: anunciar o nascimento do Filho de Deus. Por isso, é muito admirado desde a antigidade. O termo de apresentação quando apareceu a Zacarias para anunciar-lhe que ia ter por filho João Batista foi este: "Eu sou Gabriel, o que está na presença de Deus." (Lucas 1:19)