sábado, 1 de maio de 2010

SEMEANDO NOTÍCIAS - Ano I, nº 01 - MAIO/ 2010

EDITORIAL

Amados irmãos, em Cristo Jesus!


Estamos felizes por estarmos de volta, dessa vez com uma versão online.
(www.semeandonoticias.blogspot.com).
Disse-nos Jesus: “Ide por todo o mundo e pregai a Boa Nova a toda criatura” (Mc 16,15). Eis aqui a nossa missão: Evangelizar, levar a Boa Notícia a toda criatura. A Pastoral da Comunicação abraça essa missão e o convida para
caminharmos juntos. Sabemos que não é fácil a caminhada, até porque a nossa luta não é contra homens de carne e sangue, mas contra o encardido; por isso que precisamos nos revestir da armadura de Deus, para resistirmos as ciladas e armadilhas do demônio (Cf: Ef 6,10-18).

Também estamos muito felizes porque no último mês de abril, em reunião ocorrida no dia 15, no Salão Paroquial, com a presença do nosso Pároco Pe Brenno, elegemos o Anjo São Gabriel como o padroeiro da PASCOM
CARPINA. Ficando, desta forma, o dia 29 de setembro como o dia da Pastoral da Comunicação em nossa Paróquia.
Esperamos que você receba o nosso SEMEANDO NOTÍCIAS com carinho e nos ajude com as próximas edições. Enviando-nos a sua matéria (ou sugestão de matéria) para o nosso e-mail.
A todos, um grande cheiro no coração e até a próxima.


Salatiel Soares Diniz
Coordenador da PASCOM CARPINA
                                                                                                       pascom.carpina@hotmail.com



PALAVRA DO PADRE:



Caríssimos irmãos e irmãs na fé:

Estamos agradecidos e cheios de alegria por tudo aquilo que até agora recebemos da generosa Providência de Deus: estamos de volta com o nosso informativo. O nosse Semeando Notícias vem para não apenas informar, mas
levar a Palavra de Deus a todas as pessoas que buscam um real sentido para as suas vidas. Em vista de uma fé mais consciente e fundamentada retomaremos este trabalho na certeza de que estaremos exercendo a missão de “comunicadores da fé”. Esperamos, obviamente, contar com o seu auxílio: propondo matérias e enviando-nos subsídios que possam ser relevantes à construção do nosso Semeando Notícias. Nosso objetivo não é simplesmente apreentar matérias de cunho jornalístico, afinal, não somos um jornal com este perfil. A Pastoral da Comunicação tem ciência que, conforme o documento de Aparecida, “ as novas linguagens configuram um elemento articulador das mudanças na sociedade”, e que, esses meios “colocados a serviço do Evangelho, oferecem a possibilidade de difundir quase sem limites o campo de
audiência da Palavra de Deus, fazendo – dessa forma – a Boa Notícia chegar a
milhões de pessoas” (Cf. Documnto de Aparecida;2007, p.218-219).
Por fim, creiam que “se Deus não construir a cidade, em vão trabalharão os que a constroem”. “É o Senhor que dá o incremento”. Rezemos ao Senhor: dEle é o Reino.


Pe. Brenno Guastalla
                                                                                        Adm. Paroquial


PSICOLOGIA PARA TODOS:



Dinamizando a capacidade interior

No princípio quis Deus “que a terra produzisse seres vivos segundo a sua espécie; animais grandes, animais pequenos e animais selvagens segundo a sua espécie”. Deus viu que isto era bom. Mas, viu também que faltava uma gerência e assim Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem, segundo a nossa semelhança”; (...) “ Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus ele o criou” (Gn 1, 24-27). Ora, se o homem, de acordo com a Bíblia, fora criado à imagem e semelhança de Deus, então a sua essência é perfeita. Foi dado ao homem a capacidade de administrar tudo o que há na terra. Começa aqui a origem dos princípios éticos. Cabe ao homem a administração da terra; conquanto, todo jogo tem uma regra. É assim, com todo o princípio ético, para que haja ordem e harmonia entre os homens e,principalmente, no universo. Tendo o homem em seu foro íntimo uma essência pura, é imperioso que ele se dê conta de que é um ser dinâmico. Um ser com o dom da criação.
 
E isto é tão verdadeiro que ao longo da história da humanidade não nos falta exemplos. À medida que a espécie humana foi evoluindo – porque a criação divina é uma eterna evolução, quer o homem acredite ou não - a ciência também foi evoluindo. Foi a partir dessa evolução que surgiu a roda, a pólvora, a escrita, a penicilina, o avião, o telefone, a descoberta das células tronco e assim por diante. Embora muita gente, ainda não acredite,SOMOS FILHOS DE DEUS. Somos seres com uma capacidade de criação infinita. A mente é o nosso motor e os pensamentos o nosso combustível. Logo, é importante, também, ter-se o cuidado com a qualidade do combustível que estamos ingerindo.
Assim como o carro precisa de um combustível de boa qualidade para que o motor trabalhe a contento, o nosso motor também o precisa. Ter bons pensamentos ajuda, por exemplo, a mantermo-nos saudáveis. A doença nada mais é que a mente em desarmonia. É aqui onde surge o que hoje entendemos por doenças psicossomáticas. Alimentar a mente com bons pensamentos, com pensamentos positivos é dinamizar a capacidade interior. É poder viver melhor;
conseqüentemente, trabalhar melhor, comer melhor, dormir melhor. Viver sem os fantasmas dos distúrbios psicológicos. Por exemplo, se cultivamos em nosso interior o sentimento de gratidão não iremos deixar, em nossa mente, espaço para a raiva. Não havendo raiva, não há espaço para as gastrites da vida. Não havendo mágoa, não há espaço para os distúrbios renais e assim por diante.
Cultivar uma mente sadia é como cultivar uma planta. Se você tem o cuidado de dar-lhe bom dia, todos os dias retirar-lhe as erva daninhas, fazer a poda no tempo devido e adubá-la no tempo certo, ter-se-á uma planta sempre frondosa e viçosa. Pense nisso. Você é capaz. Afinal, SOMOS TODOS FILHOS DE DEUS.


Salatiel Soares Diniz
                                                                                       Psicólogo Clínico
Contatos: (81) 8732 3396
salatielsdiniz@hotmail.com / www.salatielsoares.blogspot.com



EM DEFESA DA FÉ CATÓLICA



É tempo de reedificação


O que mais se fala no momento pelas emissoras de comunicação do país e do mundo são os casos de pedofilia praticados por algumas pessoas que são homoafetivas e se esconde da sociedade atrás de batinas. Não venho aqui levantar a bandeira favorável a esses “padres”, pelo contrário, tem que existir a punição. Mas –caro leitor- o que a mídia não pode fazer é uma emissão de opinião generalizada, sem nenhuma cautela, investigação e comprovação. No contrário, é praticado um jornalismo medíocre e sem valor.
No evangelho de Mateus no capítulo 16, nos versículos 18-20, a autoridade dada a São Pedro, como pedra fundamental, “sobre essa pedra edificarei a minha igreja”, é reatualizada hoje na pessoa de Bento XVI. Junto às palavras de instituição sobre Pedro, existe também uma promessa, “as portas do inferno não prevalecerão sobre ela.” Então, o que estamos vivenciando no momento não abala em nada as estruturas de nossa Igreja e sim é tempo oportuno para uma REEDIFICAÇÃO. Reedificar pela oração, reedificar e ficar o que realmente interessa. Mas, sobretudo edificar de novo pelo meu e seu testemunho como igreja (na origem de sua palavra do grego, que significa povo).
Por fim, deixo aqui bem claro o meu protesto a alguns componentes da imprensa em suas várias esferas por suas ações sensacionalistas perante esses fatos. Eu os desafio com alguns questionamentos: Porque os meios de comunicação não falam de Dom Erwin Krautle, bispo de Altamira, estado do Pará, que foi ameaçado de morte pelos madeireiros, recentemente? Porque será que a mídia não fala do testemunho belíssimo de irmã Dorothy Stang? Dom Helder Camara? De Bispos e Padres que dão testemunho e que levam vários fiéis a santificação por meio de seus testemunhos e práticas em meio à sociedade? Porque será que ninguém mostra o trabalho social que temos em vários lugares do país, sobretudo em nossa cidade de Carpina. Porque será? Ah! Já sei é porque não dá audiência, não interessa mostrar o belíssimo trabalho que é feito aqui em Carpina no Lar dom Bosco e na Creche Santa Teresinha; porque mostrar o que é bom e edificante na fé não interessa e não dá dinheiro. Essa é a verdade.
Deixo o alerta a você leitor e cristão, cuidado! Cuidado para não ser um objeto de manipulação desses que se dizem jornalistas e fogem de todo o padrão que se é ensinado quando diz respeito à Ética profissional.

 Elielson Lima




Ficar ou Namorar?

Muitos jovens se perguntam: será que ficar é pecado? Será que o ficar pode ser um possível namoro?
Segundo o professor Felipe Aquino, pecar é fazer coisas contra as leis santas de Deus. Ficar pode se tornar pecado a partir do momento que temos a intenção de estar com uma pessoa só porcurtição, abraços, beijos ou até algo mais.A questão que ficar pode se tornar um namoro depende muito da intenção do ficar. Se for, no início um conhecimento, uma amizade, pode até dá certo e vir a ser um namoro maduro. Mas,
infelizmente, a realidade é outra; normalmente o ficar que os jovens chamam é vazio; muda-se de parceiro em cada noite ou até numa noite só. Enfim, deixo um alerta para os jovens: nosso corpo é morada do Espírito Santo por isso temosque nos preservar e nos respeitar.

Agnis Maria
Estudante do Ensino Médio

FORMAÇÃO


Meu namorado quer transar, e agora?


O ato sexual é o selo de uma união definitiva.

Este é um grande problema que enfrentam, hoje, as jovens cristãs que desejam viver a lei de Deus; elas não querem viver a vida sexual no namoro, mas são pressionadas por seus namorados, às vezes pelas próprias amigas, pelo ambiente, pela mídia, etc. Não é uma pressão pequena, às vezes, esta acontece até dentro de casa. O sexo só deve ser vivido no casamento
por causa de sua finalidade e suas conseqüências. As
finalidades são: unitiva e procriativa.
A dimensão unitiva tem em vista unir o casal que se comprometeu um com o outro a vida toda, um compromisso selado pela aliança matrimonial diante de Deus e dos homens. A dimensão procriativa gera os filhos; esses têm o direito de nascer em um lar constituído com pais preparados para acolhê-los, amá-los e educá-los. E isso não pode acontecer ainda no namoro, porque eles podem se separar a qualquer momento.
Ora, o ato sexual é o selo de uma união definitiva, permanente, compromissada para sempre; não é uma brincadeira, um passatempo, uma diversão. Na verdade, os casais que usam o sexo antes do casamento estão
realizando um ato egoísta, não um ato de amor, por mais que insistam em que o
fazem porque se amam.
A última "entrega" ao outro deve ser a do próprio corpo; só depois que os corações e as vidas estiverem unidas para sempre. Isso está longe de acontecer no namoro, que é um tempo de escolha. É o tempode conhecer a pessoa do outro, seus valores e seus limites, para se fazer umaescolha com quem um dia se casar. Não é o tempo de viver a intimidade sexualdos casados. Amor não é sentimentalismo, romance e prazer; amor é
responsabilidade, é fazer os outros felizes. O verdadeiro amor espera, respeita.
As coisas da vida somente são boas e nos fazem felizes se são usadas dentro de sua finalidade e no momento certo. Ninguém come uma banana ainda verde, ou usa um microfone como se fosse um martelo.Desvirtuando a sua finalidade, você provoca dano. Com o sexo se dá o mesmo; se for vivido fora do seusentido, estraga tudo.Muitos e muitos abortos são realizados por causa da vida sexual dos jovens no namoro. Muitas meninas eadolescentes ficam grávidas e se tornam mães sem as condições mínimas necessárias de educar os filhos;e muitas vezes estes são criados sem os pais, que abandonam a namorada após a gravidez. Ora, isso não pode ser chamado de amor, e sim de nefasto egoísmo.
O ato sexual, para estar de acordo com a natureza e ser moral, deve estar aberto à vida; por isso a contracepção não deve acontecer por meio de camisinha, pílulas anticoncepcionais e outros meios artificiais. Pior
ainda quando a jovem ingere a "pílula do dia seguinte", abortiva, que mata seu filho e causa

um dano tremendo a seu organismo por possuir uma carga hormonal altíssima.Quantas jovens engravidaram no namoro e tiveram de mudar totalmente o rumo de suas vidas! Às vezes, são obrigadas a deixar os estudos para trabalhar; vão morar na casa dos pais sem poderem constituir umafamília como convém. Você já pensou nisso?Então, o seu namorado não pode exigir que você tenha uma vida sexual com ele, pois não há um compromisso definitivo entre vocês. Ele está sendo egoísta. Não é justo que ele queira cobrar isso de você;isso não é amor, é egoísmo. Ele não corre o risco de uma gravidez; e se o namoro terminar, ele vai embora como se nada tivesse feito; mas para você é diferente, porque nunca mais você vai esquecer o queaconteceu.
São Paulo, há dois mil anos, já ensinava aos Coríntios: "A mulher não pode dispor do seu corpo: ele pertence ao seu marido. E também o marido não pode dispor do seu corpo: ele pertence à sua esposa" (ICor 7,4). O Apóstolo não diz que o corpo da namorada pertence ao namorado nem que ocorpo da noiva pertence ao noivo.
Por isso, jovem cristã, resista e diga "não" a seu namorado. Deus quer que você se guarde e se prepare para aquele homem que um dia vai ser seu esposo, pai de seus filhos. Tente mudar a maneira dele de pensar; traga-o para Deus. Mas, se ele ameaçar deixar você, deixe que ele vá, pois ele não merece o seu amor; ele não está "à altura de recebê-la um dia como esposa". Deus não a desamparará, pois tem algo melhor para você; Ele a ama. Ninguém pode ser infeliz por cumprir a Sua lei e fazer a Sua vontade.
Nunca faça do seu corpo uma arma para segurar o seu namorado, pois a vítima pode ser você!



Felipe Aquino
felipeaquino@cancaonova.com
Conheça mais em www.cleofas.com.br

NOTÍCIAS DA PARÓQUIA E DA IGREJA:


  • Pascom da arquidiocese de São Paulo promove 3º Encontro de Comunicação -


A Pastoral da Comunicação (Pascom) da arquidiocese de São Paulo (SP), em parceria
com as Edições Paulinas, Salesianas, e Rádios 9 de julho, América AM e
Imaculada Conceição, promove no dia 8 de maio, o 3º Encontro Arquidiocesano de
Comunicação.
De acordo com os organizadores, o evento será uma oportunidade dos padres, religiosos, lideranças leigas e profissionais da área de comunicação refletir o tema proposto pela papa Bento XVI, para o 44º Dia Mundial das Comunicações: “A Igreja no mundo digital: os novos meios a serviço da Palavra”.
Com assessoria da diretora do Serviço à Pastoral da Comunicação (Sepac), irmã Helena Corazza, o evento será realizado no Auditório Paulo Apóstolo, localizadona Rua Dona Inácia Uchoa, 62, São Paulo (SP) (estação Vila Mariana). Entrada Franca. Mais informações pelo site www.pascomsp.com.br


“Novas fronteiras da Pascom” é tema de seminário de comunicação na arquidiocese de
Olinda e Recife
:


Com o tema “Novas fronteiras da Pastoral da Comunicação: diretrizes e propostas de atuação”, foi realizado nos dias 23 e 24 de abril, no Colégio São José, o I Seminário Arquidiocesano de Comunicação do Arcebispado de Olinda e Recife. O evento foi realizado por meio da parceria entre a Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Cultura, a Educação e a Comunicação Social e as Irmãs Paulinas. A assessora, irmã Élide Fogolari, explicou que é preciso entender o que significa Pastoral da Comunicação não como um bloco único, mas de forma separada. Assim, será possível perceber que elas se complementam. “Pastoral é toda a ação que muda o modo de pensar, ver e agir de quem está sendo pastorado pelo anúncio da Palavra do Reino de Deus.” E acrescentou: “A comunicação faz parte da vida do homem.Ela é uma necessidade social.”




· Encontro Nacional da Pascom acontece em julho :


A partir do dia 21 de julho, se estendendo até o dia 24, o setor de Comunicação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realiza, em Aparecida (SP), o Encontro Nacional da Pastoral da
Comunicação. Segundo a assessora do Setor e organizadora do evento, irmã Elide
Fogolari, cerca de 300 pessoas devem participar do encontro este ano. Além de
leigos, comunicadores profissionais e voluntários da Pastoral da Comunicação
(Pascom), o evento contará também com a participação de bispos responsáveis
pela comunicação e coordenadores regionais, diocesanos e paroquiais da Pascom.
Podem ainda participara do Encontro Nacional, sacerdotes, religiosos,
seminaristas e leigos que desejam refletir, pensar e planejar a comunicação
para anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo a todos. “O evento tem por objetivo
animar e motivar a Pascom da Igreja no Brasil, tendo presente a cultura gerada
pelas novas tecnologias que constituem o novo cenário para o anúncio do Reino
de Deus a todos os povos”, diz a assessora.



3 comentários:

  1. Olá irmãos, que a Paz de Cristo e o Amor de Maria esteja com todos, fiquei muito feliz com a volta do semeando e mais feliz ainda que ele veiu na versão online, mais fico confesso que fico com medo,medo porquer?, pelo que sei nossos programss precisa muito de ajuda, e estamos muito além do que precisamos, seria muito bom se tiversse- mos nossa propia rádio, hoje o que vimos e que as outras religiões estão tomando todos os espaço da mídia e nós precisamos tambem de nosso espaço, estamos recisando urgente de um anjo aqui na terra(pessoa influente) pra nos ajudar nesa empreitada, e isso tem que ser urgente, não podemos preparar o terreno e na hora de edificar-lo ser tomado por outros, vamos acordar.

    ResponderEliminar
  2. errata:
    no meu comentario eu falei que estamos muito além do que precisamos, na realidade estamos muito AQUÉM do que precisamos.

    ResponderEliminar
  3. Caro irmão Maciel, que a paz de Cristo esteja convosco. Sua preocupação é pertinente. De fato, precisamos e muito de uma ajuda o quanto antes. A própria PASCOM CARPINA precisa amadurecer e firmar-se em seu principal foco: EVANGELIZAR através dos meios de comunicação e fazer-se mostrar na própria comunidade a qual está inserida. Por isso é que pedimos a todos os nossos irmãos que sejam solícitos e nos ajudem a manter (e amadurecer) este projeto.

    Com o carinho de sempre,
    Salatiel Soares Diniz
    Coord. da PASCOM CARPINA

    ResponderEliminar

Seja bem vindo(a) ao SEMEANDO NOTÍCIAS, um blog da Pastoral da Comunicação da Paróquia São José do Carpina. Que a paz de Cristo e o Amor de Maria esteja sempre convosco.