domingo, 22 de janeiro de 2012

Bote Fé!

Bote Fé! Bote amor, alegria, animação, emoção, euforia, bote tudo de bom! Assim foi a passagem da Cruz Sagrada e do Ícone de Nossa Senhora, que estiveram entre nós no último domingo, dia 15 de janeiro. A Cruz peregrina, juntamente com a imagem de Nossa Senhora, que são símbolos da Jornada Mundial da Juventude, chegou ao Recife cedinho e seguiu em carreata passando por Guadalajara, Paudalho, Carpina, Tracunhaém e Nazaré. Em todas as cidades a recepção foi calorosa. Em Carpina, as três Paróquias da cidade se reuniram no trevo com cânticos e bandeiras para acolher a Cruz e o Ícone. Dois ônibus, disponibilizados pela Prefeitura, levaram os
fiéis logo cedo ao trevo, para a acolhida dos símbolos da JMJ, e à tarde mais dois ônibus levaram a juventude carpinense para participar do Bote Fé em Nazaré da Mata, retornando apenas ao término da Missa.

“No peito eu levo uma cruz, no meu coração o que disse Jesus”, foi o verso entoado por centenas de jovens que participaram dos momentos de fé e alegria, na caminhada rumo ao Colégio das Damas, onde houve momentos de louvor e oração, e no caminho para a praça da Catedral de Nossa Senhora da Conceição, onde participaram da celebração da Santa Missa.

A celebração foi presidida pelo bispo Dom Severino, juntamente com os padres de todas as paróquias da Diocese de Nazaré da Mata, além da presença de Dom Dino, bispo de Caruaru. Logo após a Missa, aconteceu um show de louvor com o Pe. Antônio Maria.

Para muitos a Cruz e o Ícone são apenas uma peça de madeira e uma imagem de Maria, mas para os cristãos-católicos que participaram do Bote Fé Nazaré, essas imagens significam muito mais do que isso! A emoção e a alegria estampada no rosto de cada pessoa que tocava esses símbolos de fé eram sinceras e contagiantes.

Ver a Cruz ser entregue nas mãos dos jovens, levou-me a pensar como a simbologia presente em toda a celebração desse dia reanimou nossa fé e mostrou a importância da juventude dentro da Igreja de Cristo, encorajando-os a seguir fazendo a diferença em no meio em que vivem, sendo jovens, mas jovens cristãos. Esse momento em preparação para a Jornada Mundial da Juventude prova-nos como Jesus quer estar entre nós, quer nossa atenção e nossa acolhida fervorosa. Pensemos em quantos jovens do mundo inteiro vivenciaram essa experiência e essa semana foi a nossa vez de, como Igreja, partilharmos dessa mesma emoção e felicidade!

PARA CONHECER SOBRE A HISTÓRIA DA CRUZ E DO ÍCONE


A Cruz Sagrada mede 3,8m e foi entregue pelo Papa João Paulo II aos jovens no final de 1984, na ocasião do Ano Santo da Redenção. A Cruz peregrinou o mundo presente em cada Jornada Mundial da Juventude. Desde 1994, cada Diocese do país sede passou a receber o símbolo, peregrinando no país inteiro permitindo que todos os jovens partilhassem da mesma alegria. Em 2003, foi entregue o segundo símbolo da Jornada Mundial da Juventude, o Ícone de Nossa Senhora, uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria Mãe de Deus, Santa Maria Maior. Até hoje, os símbolos percorrem o mundo todo, unindo os jovens de todas as nações, animando a juventude e convidando a ser santa.

“A Igreja será jovem, quando o jovem for Igreja.” (Papa João Paulo II)

PASCOM CARPINA - Evangelizando no Mundo Digital!Visite - nosso blog: http://pascomcarpina.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja bem vindo(a) ao SEMEANDO NOTÍCIAS, um blog da Pastoral da Comunicação da Paróquia São José do Carpina. Que a paz de Cristo e o Amor de Maria esteja sempre convosco.