


Para muitos a Cruz e o Ícone são apenas uma peça de madeira e uma imagem de Maria, mas para os cristãos-católicos que participaram do Bote Fé Nazaré, essas imagens significam muito mais do que isso! A emoção e a alegria estampada no rosto de cada pessoa que tocava esses símbolos de fé eram sinceras e contagiantes.

Ver a Cruz ser entregue nas mãos dos jovens, levou-me a pensar como a simbologia presente em toda a celebração desse dia reanimou nossa fé e mostrou a importância da juventude dentro da Igreja de Cristo, encorajando-os a seguir fazendo a diferença em no meio em que vivem, sendo jovens, mas jovens cristãos. Esse momento em preparação para a Jornada Mundial da Juventude prova-nos como Jesus quer estar entre nós, quer nossa atenção e nossa acolhida fervorosa. Pensemos em quantos jovens do mundo inteiro vivenciaram essa experiência e essa semana foi a nossa vez de, como Igreja, partilharmos dessa mesma emoção e felicidade!
PARA CONHECER SOBRE A HISTÓRIA DA CRUZ E DO ÍCONE
A Cruz Sagrada mede 3,8m e foi entregue pelo Papa João Paulo II aos jovens no final de 1984, na ocasião do Ano Santo da Redenção. A Cruz peregrinou o mundo presente em cada Jornada Mundial da Juventude. Desde 1994, cada Diocese do país sede passou a receber o símbolo, peregrinando no país inteiro permitindo que todos os jovens partilhassem da mesma alegria. Em 2003, foi entregue o segundo símbolo da Jornada Mundial da Juventude, o Ícone de Nossa Senhora, uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria Mãe de Deus, Santa Maria Maior. Até hoje, os símbolos percorrem o mundo todo, unindo os jovens de todas as nações, animando a juventude e convidando a ser santa.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Seja bem vindo(a) ao SEMEANDO NOTÍCIAS, um blog da Pastoral da Comunicação da Paróquia São José do Carpina. Que a paz de Cristo e o Amor de Maria esteja sempre convosco.