domingo, 18 de março de 2012

Ação Paroquial de Assistência recebe visita da KNH


A Paróquia de São José do Carpina é confiada aos Salesianos há 50 anos, e desenvolve na cidade um trabalho de assistência a crianças e adolescentes com a Obra Social Salesiana (OSS), assim como fazia o seu fundador, Dom Bosco. 

A Ação Paroquial de Assistência (APA) existe há 35 anos com um trabalho preventivo de mostrar às crianças e jovens, que moram em áreas vulneráveis da cidade, que existe um caminho do bem para viver com dignidade e ser bons cidadãos. 

A Obra Social sobrevive através da ajuda de parceiros que financiam todos os gastos da Creche Santa Terezinha, do Lar Dom Bosco e do Artesanato Maria Auxiliadora. No total mais de 350 pessoas são assistidas pela Obra

Entre os parceiros que abraçam essa causa social estão a Paróquia de São José, que destina uma porcentagem do Dízimo à Obra, a Prefeitura Municipal do Carpina, que disponibiliza professoras para dar aulas na Creche, além do Movimento Pró-Criança e a KNH, uma associação alemã que ajuda entidades no mundo todo que defendem os direitos das crianças e dos adolescentes. 
Na tarde da última sexta (16) a KNH Alemanha (Kindernothilfe – Ajuda às crianças) visitou a APA para conhecer os trabalhos que são realizados em Carpina. A KNH é uma associação mundial com sede na Alemanha que financia projetos filantrópicos localizados na África, América Latina, Ásia e Leste Europeu, que se dediquem à causa dos direitos das crianças e dos adolescentes e à construção de um mundo cidadão. 

No Brasil existem três sedes Regionais, uma em Recife, outra em Porto Alegre (RS) e em Belo Horizonte (MG), cada uma com representantes nacionais que visitam as Obras assistidas pelo menos uma vez ao ano. As representantes de Recife, Flávia e Raimunda Silva, também estiveram presentes na visita. “Todos estão de parabéns. O trabalho realizado pela KNH com as crianças é uma porta de entrada que envolve a comunidade, os pais e as autoridades, fazendo com que a realidade local seja transformada: esse é o nosso desejo!”, falou Raimunda. 

Esta foi a primeira vez que uma equipe da Alemanha visitou a APA. Duas representantes alemãs, Andreia Fihr e Silvia Bisterfeld, foram recebidas com muita alegria e euforia pelas crianças, mães e equipe coordenadora da Casa. Logo na chegada, elas foram recebidas com uma bela apresentação dos adolescentes que participam da oficina de dança e teatro do Lar Dom Bosco e, logo em seguida, elas conheceram as instalações da Creche, passando de sala em sala. 

Juntamente com as visitantes, a Comissão de Mães, a Comissão de Educandos, a equipe que dirige e coordena a Obra e o Pe. Cézar se reuniram para conversar sobre a realidade da Obra e para mostrar às representantes da KNH quais atividades eram realizadas por eles. “É muito gratificante saber que existem pessoas lá do outro lado que se preocupam com os nossos filhos. Se todas as pessoas tomassem para si esse trabalho de ajuda, assim como a KNH faz, o mundo seria diferente”, falou muito agradecida D. Edna, membro da Comissão de Mães que tem um filho de 2 anos e outro de 7 sendo assistidos pela Obra Social. 

A KNH ajuda a APA há 25 anos e o coordenador Eliton, ex-aluno da Casa, se sente diretamente beneficiado com o trabalho que a associação realiza. “Trabalhamos com o planejamento coletivo, onde todos na Obra trabalham para formarmos ‘bons cristãos e honestos cidadãos’ e a KNH é uma das responsáveis pela continuidade dos trabalhos na Obra”, falou Eliton durante a reunião. 

As alemãs, para surpresa da maioria presente, aprenderam a falar português por volta de 2001 para melhorar o contato com os brasileiros. Mesmo com o sotaque diferente, todos conseguiam entender o que elas falavam e a conversa foi muito rica. “É muito legal saber que tem uma comissão de educandos que discute temas entre eles; é legal saber que as mães são ativas na Obra e são abertas para dialogar e saber o que está acontecendo na sociedade. Parabéns pelo bom trabalho que vocês estão fazendo aqui”, falou entusiasmada Andreia. 
Perguntadas pelas crianças, Andreia e Silvia também falaram um pouco como é que funciona a KNH. “Temos 130 pessoas internas que trabalham diariamente na KNH. Temos pessoas da comunidade e empresários que fazem doações que nós repassamos para os 27 países que nós ajudamos. Existe um grande número de pessoas que tem interesse por vocês, e por isso vocês têm que continuar esse trabalho”, falou Silvia que tem 20 anos de KNH. 

No Brasil, 94 projetos são assistidos pela associação e foi a primeira vez que as alemãs visitaram Pernambuco. 

Após a reunião na Creche Santa Terezinha, elas conheceram o Lar Dom Bosco e em seguida foram visitar duas famílias moradoras do Lixão, em Carpina, que têm filhos na APA e são beneficiadas pela Obra. 

Andreia já voltou para a Alemanha, mas Silvia ficará mais 15 dias visitando outras entidades em Gravatá, Recife, Natal e de outras cidades que são ajudadas pela KNH. 



PASCOM CARPINA - Evangelizando no Mundo Digital! Visite - nosso blog: http://pascomcarpina.blogspot.com

KNH - A KNH tem por objetivo participar da construção de um mundo, no qual crianças e adolescentes têm a oportunidade de viver uma vida com dignidade, explorar seus potenciais e, juntos com suas famílias e comunidades, ser sujeitos da sua evolução e história. Para saber mais sobre a associação é só acessar o link: http://br.kindernothilfe.org/Rubrik/Sobre+KNH/Kindernothilfe+Brasil.html 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja bem vindo(a) ao SEMEANDO NOTÍCIAS, um blog da Pastoral da Comunicação da Paróquia São José do Carpina. Que a paz de Cristo e o Amor de Maria esteja sempre convosco.