sexta-feira, 11 de março de 2011

Igreja no Brasil lança Campanha da Fraternidade 2011


A partir desta Quarta-Feira de Cinzas, 9, a Campanha da Fraternidade 2011, “Fraternidade e a Vida no Planeta” foi lançada em várias dioceses espalhadas pelo Brasil. Em Goiânia, a arquidiocese dá início à Campanha no Aterro Sanitário da capital, para reforçar o compromisso da Igreja de se envolver na causa ambiental.
O evento contou com a presença do prefeito da Capital, Paulo Garcia, que elogiou a iniciativa da Igreja de tomar frente em uma das maiores preocupações da humanidade no momento, o futuro da vida na Terra. Ele se lembrou de outros temas da Campanha da Fraternidade também ligadas ao meio ambiente e colocou a administração municipal à disposição para o que for possível.
Em seu discurso, o arcebispo, dom Washington Cruz, ressaltou o compromisso dos cristãos com o planeta e a defesa da vida, “especialmente do meio ambiente”, e terminou sua fala com uma oração de São Francisco de Assis. Depois do encerramento da cerimônia, o arcebispo visitou as instalações do aterro sanitário em companhia da imprensa e do presidente da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Luciano Henrique de Castro.
Na manhã da Quarta-Feira de Cinzas, o bispo diocesano de Criciúma, dom Jacinto Inácio Flach, lançou a CF-2011, no Auditório São José, em Criciúma. Participaram ainda da abertura, o coordenador diocesano de pastoral, padre Antonio Mendes e o vigário geral, padre Wilson Buss, além de especialistas com o professor universitário mestre em Ciências Ambientais, Dr. Carlyle Torres Bezerra e o professor mestre José Carlos Virtuoso.
A arquidiocese de Curitiba aproveitou o ato de lançamento da CF-2011, na Quarta-Feira de Cinzas, para abrir o edital do Fundo Diocesao de Solidariedade (FDS). Trata-se do gesto concreto da diocese que ajuda a efetivar propostas de grupos organizados, pastorais e entidades sociais relacionadas ao tema da Campanha.O FDS foi criado na arquidiocese de Curitiba em 2008 e, até o momento, já viabilizou mais de cinquenta projetos sociais.
Em Maringá (PR) teve lançamento para a imprensa na manhã desta Quarta-feira de Cinzas, no auditório Dona Guilhermina. Nas 55 paróquias da arquidiocese, ações de conscientização vão ser comandadas pelo movimento de Cursilhos de Cristandade. Dentro da temática ambiental, este ano o Fundo Arquidiocesano da Solidariedade vai financiar projetos ligados ao tema da campanha articulada pela CNBB. Para a comunidade, o lançamento na arquidiocese será nessa quinta-feira, 10, no salão da paróquia Santo Antônio de Pádua, às 20h.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja bem vindo(a) ao SEMEANDO NOTÍCIAS, um blog da Pastoral da Comunicação da Paróquia São José do Carpina. Que a paz de Cristo e o Amor de Maria esteja sempre convosco.