quinta-feira, 10 de março de 2011

PARA DEUS TUDO É POSSÍVEL


Mc 10, 17-27
            Quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo, ajoelhou-se diante dele e perguntou: “Bom mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?” Jesus respondeu: “Por que me chamas de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. Tu conheces os mandamentos: não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe!” Ele respondeu: “Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude”. Jesus olhou para ele com amor e disse: “Só uma coisa te falta; vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me!” Mas, quando aquele jovem ouviu isso, ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico. Jesus então olhou ao redor e disse aos discípulos: “Como é difícil para os ricos entrar no reino de Deus!” Os discípulos se admiravam com essas palavras, mas Jesus disse de novo: “Meus filhos, como é difícil entrar no reino de Deus” É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus!”Eles ficaram muito espantados ao ouvirem isso e perguntavam uns aos outros: “Então, quem pode ser salvo?” Jesus olhou para ele e disse: “Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível”.

            Para Deus tudo é possível. Gostaria de destacar esta última frase de Jesus, pois muitas vezes descremos que ele possa agir; operar milagres em nossas vidas. Por outro lado, o texto deixa bem claro que nada acontece sem que estejamos preparados e dispostos a transformarmos a nossa vida e sermos aquilo que Deus quer.
            A observância às leis é uma conduta diária que não deveria ser um fardo, mas algo simples e natural como o ato de respirar. No entanto, a inobservância a essas mesmas leis nos coloca numa condição que nos impossibilita de crescermos espiritualmente.
            Dar aos pobres, por exemplo, representa uma atitude cristã de compartilharmos com os mais carentes (e necessitados) aquilo que temos a mais. Muitas vezes o que temos a mais é a capacidade de ouvir, dar atenção. E quando falamos em pobres, necessariamente, não estamos nos referindo às pessoas economicamente desprovidas de recursos financeiros. Falamos de pessoas que carecem do básico.
            A Creche Santa Teresinha, por exemplo, Obra Social Salesiana no município de Carpina, Pernambuco, atende a crianças de 0 a 6 anos com histórias de vida deslumbrantes. Enquanto psicólogo na entidade tenho acompanhado inúmeras dessas histórias. São meninos e meninas que anseiam por um colo, um sorriso, um carinho. Gestos simples, mas que não encontram no seio da família. E muitas delas, nem família têm.
            Jesus nos convida a essa doação. Não nos apegarmos aos bens materiais e irmos ao encontro dos mais necessitados para exercermos a nossa condição de filhos de Deus. Deixar as coisas mundanas e segui-lo. É tão-somente uma questão de atitude. Como nos diz Santa Teresinha: “queira querer”. Queira querer ser um cristão autêntico, sem apegos, nem máculas. Queira querer dizer não àquilo que é do encardido e caminhar como Jesus; sendo aquilo que Deus quer. Não ter vergonha de proclamar-se filho de Deus. Filho(a) amado(a) de Deus.





Coord. da PASCOM Carpina
pascom.carpina@hotmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja bem vindo(a) ao SEMEANDO NOTÍCIAS, um blog da Pastoral da Comunicação da Paróquia São José do Carpina. Que a paz de Cristo e o Amor de Maria esteja sempre convosco.