quarta-feira, 30 de maio de 2012

Um em cada três brasileiros está conectado à internet

Pesquisa revela ainda que entre os usuários da rede, 79% possuem perfis em sites como twitter e facebook 

Uma recente reportagem divulgada pelo site oficial da Conferência Episcopal dos Bispos do Brasil (CNBB) revela o crescimento no número de brasileiros conectados a internet que equivale hoje a cerca de 70 milhões de usuários. A pesquisa aponta ainda para o número expressivo de pessoas nas redes sociais. Entre os usuários da rede, 79% administram perfis em sites como twitter e facebook. 
Atenta a isto, a CNBB realizou um Seminário para Jovens Comunicadores abordando, entre outras coisas, este tema. Em sua palestra, o jesuíta e integrante do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Pe. Antônio Spadaro disse que considera as redes sociais como o lugar da comunicação e não um meio de comunicação.
"Não podemos pensar a rede como um instrumento, mas sim um lugar que nos permite existirmos no mundo digital", explicou o sacerdote que é especialista no tema.
Com este crescimento no número de usuários, a internet ganhou status de ferramenta de evangelização. No Brasil, Dom Odilo Pedro Scherer, cardeal arcebispo de São Paulo, é um dos bispos mais atuantes nas redes sociais. Em seu tweet de estreia, ele postou uma mensagem de saudação afirmando que "se Jesus pregasse o Evangelho hoje, usaria também a imprensa escrita, o rádio, a TV, a internet, o Twitter."
A iniciativa brasileira atende ao apelo do papa Bento XVI, que dedicou sua mensagem para o Dia Mundial das Comunicações de 2011 para abordar este tema. Com o título "Verdade, proclamação e autenticidade da vida na era digital", o santo padre chamou atenção para o uso das redes sociais a fim de promover o diálogo. "Entrar no ciberespaço pode ser sinal de uma busca autêntica de pontos pessoais com os outros, desde que as pessoas estejam atentas e evitem perigos como o de se sentir em uma espécie de existência paralela ou de exposição excessiva ao mundo virtual", escreveu Bento XVI, que também tem um perfil no twitter.  


PASCOM CARPINA - Evangelizando no Mundo Digital! Visite - nosso blog: http://pascomcarpina.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja bem vindo(a) ao SEMEANDO NOTÍCIAS, um blog da Pastoral da Comunicação da Paróquia São José do Carpina. Que a paz de Cristo e o Amor de Maria esteja sempre convosco.